Consultoria de RH

Processo de conceito mais personalizado, a Consultoria de Recursos Humanos é aplicada de acordo com a demanda de nossos clientes. Está relacionada a vários tipos de trabalho de natureza de Recursos Humanos, como Avaliações, Aplicação de Pesquisas, Diagnósticos ou outros serviços específicos relacionados a algum tipo de projeto que as organizações queiram promover.

O trabalho de Consultoria tem técnica baseada em entrevistas, aplicação de questionários e formulários diversos, tabulação de informações, sendo muito usado, por exemplo, em projetos de Diagnóstico de Talentos / Potencial / Competências (que ocorre antes da etapa do Plano de Ação), ou de implantação de Planos de Desenvolvimento / Diversos (que ocorre após a realização dos Diagnósticos).

Projetos de Consultoria podem possuir uma durabilidade média que varia de três a seis meses, envolvendo reuniões e a participação de uma gama de pessoas envolvidas e/ou responsáveis no projeto.

Sistema de Cargos e Salários com Gestão por Competências

Tem por objetivo principal alinhar as expectativas de competências por parte da organização com as expectativas de desenvolvimento de carreira dos profissionais que nela trabalham. O resultado final da implantação de um sistema de Gestão por Competências contribui com os diversos subsistemas da organização, desde os processos de admissão e contratação, pela identificação do perfil mais apropriado de profissional para trabalhar na empresa, até nos processos de avaliação e promoção para aproveitamento de oportunidades internas dentro da empresa por mérito, de acordo com o nível atual de desenvolvimento de suas competências. Dentro de um contexto de gestão por competências, os critérios de promoção e movimentação dentro da evolução de carreira na empresa ficam mais objetivos e transparentes, tornando mais evidente para os profissionais e os seus gestores o traçado dos Planos de Ação individuais a serem implementados, tendo em vista o desenvolvimento daquelas competências requeridas para a sua ascensão profissional na organização.

Esse tipo de trabalho de Consultoria de Recursos Humanos facilita a identificação e adequação das pessoas aos cargos e melhor alinhamento interno e externo salarial, com valoração por meio do sistema de pontos e pesquisa de salários no mercado, de forma a melhor adequar a política de remuneração da empresa ao mercado.

Projeto de Desenvolvimento de Lideranças

O cotidiano de pessoas que atuam em cargos de liderança confirma a ideia de que os resultados dependem da transformação de recursos por meio de seus processos de trabalho.

Ser líder no mundo atual significa muito mais do que ter sólida formação acadêmica e perfil altamente qualificado tecnicamente. Para gerir pessoas, é preciso ter competência de olhar cada membro da equipe como parte do patrimônio e recurso da organização. É por essa razão que denominamos esse tipo específico de recurso como “Recursos Humanos”.

Nesta linha, é comum que pessoas muitos técnicas, ao serem promovidas para cargos de liderança, acabem se deparando com dificuldades de relacionamento interpessoal. Neste caso em particular, a Psicologia denomina esse campo de estudo de Inteligência Emocional e nos ensina quais aspectos precisam ser trabalhados para que nosso relacionamento interpessoal seja melhorado mediante dificuldades encontradas pelo líder no desempenho de sua liderança.

Em nossa forma de atuação, quando conduzimos projetos de Desenvolvimento de Lideranças, dirigimos o uso de forças e competências do assessorado para criar novos comportamentos. Esses novos padrões de comportamentos irão gerar as mudanças de atitudes mais alinhadas com os objetivos e valores da empresa, concorrendo para um incremento da performance individual e da organização como um todo.

Assim, neste projeto, primeiro efetuamos um Diagnóstico, apoiado em questionários de avaliação comportamental e de competências para mapeamento de “gaps” ou áreas que necessitem de mais atenção / desenvolvimento, baseado em um elenco pré-definido de Competências Comportamentais e de Gestão. Em seguida, elaboramos um plano de ação para os líderes designados para o projeto, com recomendação de pontos para desenvolvimento.

Exemplos de possíveis “gaps” a serem trabalhados: No que diz respeito à liderança, é preciso motivar as pessoas. No que diz respeito à comunicação, escutar os outros. No que diz respeito à equipe, engajar os outros.

Pesquisa de Clima

A Pesquisa de Clima, também conhecida como Pesquisa de Satisfação Interna, mede o clima interno da organização em seus diversos aspectos, tais como ambiente físico e psicológico, comunicação, relacionamentos interpessoais, tomada de decisão, remuneração e benefícios, desenvolvimento de colaboradores, atendimento ao cliente e qualidade. Além disso, permite também identificar deficiências nas lideranças. Tal como o projeto de Desenvolvimento de Lideranças, porém com dimensão menor e muito mais específica, esse trabalho almeja a elaboração de um Plano de Ação e de grupos foco (Focus Group), que serão constituídos para tratar cada um dos aspectos problemáticos levantados na Pesquisa.

Fica também com cada gestor a responsabilidade da condução do Plano de Ação de melhoria de sua própria área, medido pelos indicadores de desempenho estabelecidos no mesmo em linha com os objetivos maiores da empresa.

Na realidade a Pesquisa de Clima é um termômetro que mede a temperatura, o clima interno na organização e o grau de satisfação que as pessoas sentem em relação à empresa onde trabalham. O resultado da Pesquisa deve então avaliar o quanto a empresa está ou não conseguindo atingir seus objetivos e metas, ao mesmo tempo tornando felizes e mantendo motivados os seus funcionários.

Hoje em dia, as pessoas têm sido invariavelmente atraídas para trabalhar em empresas que oferecem a seus funcionários alto nível de satisfação, excelente ambiente de trabalho e qualidade de vida, representando o mesmo a seus acionistas, mais produtividade e resultados. Esse grau de satisfação é medido desde as condições ambientais e de segurança até os fatores motivacionais, como possibilidades de desenvolvimento de carreira, reconhecimento profissional, salário e relação saudável com superiores, entre muitos outros.

Feedback / Avaliação 360°

O Feedback 360º, também conhecido como avaliação 360º ou de Competências, é indicado para pessoas que ocupam cargos de liderança.

Recomenda-se a empresas que desejem medir periodicamente a performance e o potencial de sua equipe de líderes / gestores, por meio do levantamento das percepções de seu círculo profissional, incluindo chefia, colegas e subordinados,. A ferramenta ajuda a minimizar possíveis distorções de percepção pessoais, advindas da aplicação única de instrumentos de autoavaliação. O objetivo da aplicação do questionário do Feedback 360º é baseado em uma relação de competências pré-definidas pela empresa, para avaliar os líderes / gestores. Com base nos resultados obtidos, a ferramenta identifica seus pontos fortes e suas áreas de melhorias, que servirão de base para a formatação de um Plano de Ação individual.

Portanto, ao final do processo de avaliação, definimos junto com os gestores / líderes avaliados um plano de ação, identificando as principais competências / comportamentos. Deverão ser trabalhados em dado período, que pode variar de seis meses a um ano, dependendo da empresa. Nesse período, a implementação das ações de melhoria do Plano poderão prever atividades como o Coaching e/ou Treinamentos.